Histórico

Conheça Nossa História

Em sete de maio de 1982, um grupo de profissionais entre eles engenheiros , arquitetos e técnicos reúnem-se em Penápolis com o objetivo de fortalecer e organizar sua classe. Na sala de reuniões do Sindicato do Comércio Varejista, nasce a “Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Técnicos de Penápolis”, atual Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Penápolis (AEA Penápolis).

No encontro, os profissionais conduzidos pela comissão técnica apresentaram o estatuto aprovado unanimemente. Nos primeiros parágrafos, ela defende o profissional e visa o aperfeiçoamento técnico da classe.

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Penápolis, deixou de se restringir aos encontros ordinários e demais eventos para dar propósito a um de seus maiores ideais, que é enxergar a sociedade que está a sua volta. Desta forma, passou a questionar e exigir posicionamentos do Poder Público quando preciso.




No âmbito interno, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Penápolis mantém em suas ações uma organização viva e atuante em prol à sua classe. Nos encontros ordinários realizados pela entidade os associados não apenas discutem questões relacionadas ao funcionamento da AEA Penápolis. Convidados ministram palestras sobre os mais variados temas, desde assuntos relacionados à valorização profissional como ao cotidiano.

Recentemente, os convidados foram o Engenheiro Mecânico Eder Fonzar Granato, que abordou o Desenvolvimento Sustentável e o Meio Ambiente, e o farmacêutico Marcos Camilo, que fez explanações sobre o stress e seus malefícios.

Comitivas entre associados são organizadas para visitas em exposições e feiras, como a FEICON que permitem ao profissional estar sintonizado e atualizados quanto as novidades e tendências do mercado.



A entidade implantou com o apoio do município a caderneta de obra em 2004 e agora em 2008 firmou um convênio com a Prefeitura Municipal de Penápolis e o CREA-SP para a assistência técnica dos profissionais da entidade quanto ao projeto e o acompanhamento na realização do programa de moradia econômica desenvolvido pelo Governo Federal e municipal (PROHIB) , com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) sendo o valor do recolhimento de apenas R$1,00.

Participamos ativamente nos conselhos municipais de política urbana, desenvolvimento insdustrial e no conselho deliberativo do DAEP (Departamento Autônomo de água e Esgoto de Penápolis).

A AEA Penápolis também está ligada a eventos especializados promovidos em Penápolis. Neste ano, participamos da 1ª Semana do Agronegócio, uma iniciativa da Fundação Educacional de Penápolis (Funepe). Estudantes e profissionais do segmento de açúcar e álcool tiveram acesso à legislação vigente em torno da agricultura e puderam esclarecer dúvidas. Fruto desta idealização foi a parceria firmada entre as direções da Funepe e AEA Penápolis.


Após um período de 20 anos conseguimos nomear um representante da nossa entidade no Plenário do CREA-SP, sendo o atual conselheiro Engenheiro Eletricista Marcelo Altimari.

Um dos eventos de grande prestígio da nossa entidade, ocorrido anualmente, é a homenagem ao “Profissional do Ano”. Este prêmio visa elevar os profissionais de destaque em suas profissões.

O primeiro homenageado, no ano de 2005, foi o Engenheiro Civil Edison João Geraissate, por seus relevantes serviços prestados enquanto profissional à Associação dos Engenheiros e Aruqitetos, como também a cidade de Penápolis.



Em 2006, recebeu o título o Engenheiro Agrônomo José Carlos Maschietto.

Ele trabalhou na CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), e criou o inovador método de 60 dias para o plantio de sementes de pastagens, o que o tornou uma referência no Brasil e no exterior.



Já no ano de 2007, o homenageado foi o Geógrafo Manoel Berbel de Oliveira

Este profissional também teve uma trajetória marcante, especialmente no ensino a estudantes da Escola Técnica Agrícola de Penápolis, atualmente conhecida como Etec João Jorge Geraissate, localizada na área rural da cidade.

A solenidade de entrega do título também marcou os 25 anos de fundação da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Penápolis.


Links Úteis

creasp
confea
cetesb
mutua
penapolis